20 de November de 2025

Pois é, os estudantes do ciclo 2 resolveram criar uma caverna pré-histórica para tornar o estudo uma experiência marcante dos seus aprendizados.

 

Tudo começou quando, Camilo, pedagogo e educador do ciclo ll, convidou as crianças para uma viajem no tempo da pré-história. Sophia, professora de artes, iniciou os estudos com os alunos sobre pinturas rupestres, e nasceu o desejo de construir um espaço para experimentar pintar verticalmente com pigmentos naturais, como os homens das cavernas. A partir daí houve uma junção da aula de artes com a marcenaria.

Juntos, estudantes e educadores construíram durante 2 meses a caverna, onde é possível encontrar uma linha do tempo com pinturas rupestres que fazem referência aos povos e hábitos da pré-história e imagens que representam os tempos atuais.

 

Este foi um projeto multidisciplinar onde unimos artes, marcenaria, história, antropologia e ecologia para construção de conhecimento. O fechamento do projeto se deu com uma visita ao departamento de arqueologia da UFVJM e ao Parque Estadual do Biribiri em Diamantina, com observação de pinturas rupestres e pausa para um mergulho na cachoeira da Sentinela

Publicado por: Equipe Escola da Mata - Serro / MG

Outros posts recentes:

Compartilhe com sua rede:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin