7 de January de 2026
A Escola da Mata, por meio do projeto Mãos na Terra, recebeu 181 pessoas — entre crianças, adolescentes e professores — de três escolas públicas das comunidades da região para vivenciarem uma experiência prática de educação ambiental nos espaços de aprendizagem da escola da Mata.
As visitas foram guiadas pelos professores da Escola da Mata que conduziram as atividades de forma lúdica e informativa. Crianças e adolescentes, 4 a 17 anos, foram convidadas a observar o meio ambiente, a tocar na terra, a fazer plantio, a compreender os ciclos da natureza e o impacto das ações humanas no meio ambiente. As atividades começaram com uma roda de acolhimento, na qual cada participante pôde se apresentar, seguida da explicação, pelos professores da Escola da Mata, sobre os objetivos da atividade do dia.
Em seguida, crianças e adolescentes foram conduzidos por uma trilha na mata, onde foram convidados a adentrar o ambiente em silêncio e com respeito, como quem entra na casa de um colega. Durante o percurso, eles observaram cores, formas, aromas e os sons presentes dentro da mata.

Na sequência, o grupo assistiu a um curta-metragem sobre o descarte adequado dos diferentes tipos de resíduos. Depois, divididos em pequenos grupos, os participantes realizaram uma atividade prática de separação de resíduos no espaço de triagem de recicláveis e visitaram a composteira da escola, onde aprenderam como o resíduo orgânico pode ser transformado em solo fértil.
E também participaram de um plantio de mudas no espaço horta escola, que possibilitou sensibilizá-los sobre o ciclo de vida na natureza e refletir sobre boas práticas de cuidado com o meio ambiente.

Para finalizar a visita, todos se reuniram no espaço de aprendizagem das expressões artísticas para expor, através de desenho, os seus aprendizados na Escola da Mata.
O projeto Mãos na Terra tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos, mostrando a importância da redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Dora Alice, professora de geografia, fala sobre a importância dessas visitas: “A ideia foi sensibilizar as crianças e os adolescentes sobre como estar na natureza com respeito e cuidado e como eles podem fazer isso em suas casas em pequenas práticas no dia a dia, como: destinar corretamente os resíduos. A ideia foi sensibilizá-los sobre o impacto do destino do resíduos no ar que respiramos, no solo, na água, enfim no meio ambiente”.
Ao final das atividades, as crianças retornaram às suas escolas, encerrando mais uma ação educativa realizada pela Escola da Mata.
Publicado por: Equipe Escola da Mata - Serro / MG
Outros posts recentes:
Compartilhe com sua rede:
A missão da Escola da Mata é proporcionar uma educação terapêutica, enraizada na natureza e na pedagogia do fazer, que cultiva mentes criativas, corações compassivos e seres conscientes.
© 2025. Instituto Bem Criar – 43.361.980/0001-60. Todos os direitos reservados.
Mais um projeto SΛLID BRASIL