Conhecendo Plantas Medicinais do Cerrado com Marcos Guião

A Escola da Mata teve o prazer de receber o professor Marcos Guião para uma vivência enriquecedora sobre as plantas medicinais nativas do cerrado. Marcos Guião é especializado em plantas medicinais pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais e proprietário da Ervanaria Marcos Guião, em Diamantina, MG, onde promove há mais de 20 anos diversos cursos. Para ele, esse trabalho é mais do que uma profissão, é uma alegria.

As plantas medicinais são aquelas que possuem propriedades terapêuticas e são utilizadas há séculos para tratar diversas condições de saúde. O cerrado, bioma que nos cerca, é um verdadeiro tesouro de biodiversidade, abrigando inúmeras espécies com potencial medicinal. Uma verdadeira farmácia natural do Brasil, esse bioma abriga plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, sendo amplamente utilizadas em práticas de medicina tradicional. Ervas como a arnica-do-campo, o barbatimão e o pequi são exemplos de espécies nativas que desempenham papéis essenciais na fitoterapia e na cultura popular. Muitas dessas plantas estão ao nosso lado, adaptadas aos fatores climáticos locais e repletas de benefícios, mas muitas vezes passam despercebidas por falta de conhecimento.

Botica inteira, planta medicinal nativa do cerrado.

Durante a visita, realizamos uma caminhada de reconhecimento dessas espécies e elaboramos uma exsicata, um registro botânico importante para o estudo e preservação das plantas. Esse aprendizado fortalece nosso trabalho com a agricultura ao nos ensinar a reconhecer e cultivar espécies nativas que podem enriquecer nossos sistemas produtivos de forma sustentável. Ao compreendermos melhor o potencial das plantas medicinais, podemos integrá-las ao cultivo agroecológico, diversificando nossas práticas e promovendo um uso mais consciente dos recursos naturais disponíveis.

Estudantes da Escola da Mata e o professor Marcos Guião

 

Expressamos nossa gratidão ao professor Marcos Guião por essa partilha de saberes. Sua visita nos inspirou a olhar com mais atenção para a riqueza que nos cerca e a valorizar o conhecimento tradicional e a biodiversidade do cerrado.

Publicado por: Equipe Escola da Mata - Serro / MG

7 de janeiro de 2025

Outros posts recentes:

Compartilhe com sua rede:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin